A procura de instalações de atracação maiores e mais profundas nos portos e portos está a aumentar constantemente para satisfazer a expansão do comércio mundial. O Engenheiro Portuário tem uma gama de técnicas de construção disponíveis ao planejar novas estruturas, e Estaca prancha é muitas vezes o material de escolha preferencial para qualidades de robustez, confiabilidade e velocidade de instalação em comparação com outras opções. Este artigo apresenta uma visão geral dos tipos Estaca prancha, sua durabilidade, e os métodos de instalação e condução de equipamentos mais comumente utilizados em situações marítimas.
Estaca prancha tipos
Pilares de rolamento
Universal H pilhas são pilhas de baixa deslocação particularmente benéfica para penetrar estratos densos e hard rock. Eles são geralmente utilizados em estruturas enterradas onde o eixo de pêlo é totalmente suportado para evitar a falha de flambagem sobre o eixo fraco do perfil. A elevação do solo ea transmissão das vibrações do solo durante a instalação são baixas em comparação com outros tipos de pilhas.
Pilhas de seção tubular são o tipo de pilha de rolamento de aço mais amplamente utilizado e são adequados para suportar estruturas de águas profundas, como jetties e golfinhos. Eles estão disponíveis em uma ampla gama de diâmetros, espessura de parede e qualidade de aço. Um raio simétrico de giro permite longos comprimentos não restringidos em água aberta para resistir à falha de flambagem e proporcionar resistência à flexão para atracação horizontal e forças ambientais.
As pilhas de caixa fabricadas são formadas conectando individualmente Estaca prancha para formar seções de lado fechado. Eles podem ser transportados do laminador em barras individuais a serem soldados no local de trabalho. Usando elementos de canto especiais e dirigindo sequencialmente, é possível criar fundações de cargas significativas sem a necessidade de equipamentos de pilha pesada. No que diz respeito à concepção e instalação, eles têm atributos semelhantes às pilhas de tubos.
Pilhas de bloqueio para estruturas de retenção de terra
Interlocking Estaca prancha apoiado por tirantes e sistemas de ancoragem são prolíficos em obras portuárias. No entanto, a demanda para construir estruturas muito profundas muitas vezes requer perfis que têm força e robustez muito maior do que as seções proprietárias padrão de pilha. CombiWalls e Módulos de Alto Módulo consistem em tubos, caixa ou membros da seção "primária", interligados com painéis secundários de perfil Z ou U Estaca prancha, e são usados para cais em águas profundas por causa de suas características de alta resistência.
Straight Web Piles são comumente usados em cofferdams circular para formar auto-suportando estruturas de gravidade para fechamentos de doca, paredes de cais e quebra-mares. Profundidades e diâmetros máximos das células são limitados apenas pela força dos bloqueios de lâmpada e também aspectos práticos associados à instalação.
Durabilidade das estruturas de aço
Até meados da década de 1980, foi aceito que a corrosão de Estaca prancha em aplicações marinhas era mais severa na zona de mergulho e intertidal logo acima da água baixa. Contudo, os engenheiros tornaram-se cada vez mais conscientes de uma forma sinistra de ferrugem concentrada induzida por bactérias denominada "corrosão acelerada de baixa água" (ALWC) que se manifesta como uma flor de laranja brilhante que emite um odor pungente quando perturbado. A taxa de corrosão é extrema, e, ao contrário de outros mecanismos de corrosão, ALWC é imprevisível quanto ao local onde irá ocorrer e sua gravidade.
Selecionar o tipo certo de pilha e outros critérios de projeto podem criar soluções sustentáveis para o problema da corrosão concentrada. A vida de projeto do aço depende do efeito combinado de tensões e corrosão. Para paredes de retenção de terra, é desejável evitar tensões máximas em ou perto de baixas águas através de posicionamento astuto de tirantes. As classes de aço podem ser melhoradas para que a corrosão não prejudique a resistência ao mesmo grau e o mesmo efeito pode ser conseguido selecionando pilhas de seção mais pesadas para proporcionar uma espessura sacrificial de aço. Revestimentos protetores também podem ser usados para atrasar o início da ferrugem. Os sistemas duráveis da pintura da alta qualidade aumentam a vida eficaz por até 20 anos.
Este artigo vem da porta-tecnologia editada liberada