Informações técnicas: instalação subterrânea

trincheira tampa preparação largura e enchimento de volta

colocação de tubos enterrados

A carga externa aplicada a um tubo de material frágil como argila verificada, concreto, fibrocimento ou ferro fundido são suportados principalmente em virtude da resistência do tubo a dobra circunferencial. No entanto, um tubo de plástico, porque é capaz de deformar-se até um grau considerável sem fractura, é capaz de derivar força de suporte adicional a partir da lateral, restringir proporcionada pela resistência passiva do material de enchimento nos lados do tubo, o que se opõe a qualquer aumento do diâmetro horizontal do tubo.

Para os calibres mais leves de tubo de plástico este apoio lateral é de importância primordial para permitir que o tubo para transportar as cargas externas sem deformação excessiva e é, portanto, importante ao colocar tal tubo que a precaução adequada ser tomadas para garantir que o apoio lateral é eficaz. Devido à sua natureza mais suave, também é necessário assegurar com tubo de plástico que objetos pontiagudos, como grandes pedras não suportar diretamente sobre ela.

A natureza flexível do tubo de plástico que lhe permite acomodar mais facilmente do que o tubo de material frágil quaisquer deformações axiais resultantes de movimentos do solo ou de assentamentos diferenciais de estruturas com as quais a linha de tubos é ligado.

Tubos enterrados normalmente não são submetidas a grande variação de temperatura, e nos casos em que as articulações são positivos utilizado o movimento temperatura pode geralmente ser tomado como estirpe elástica no tubo. No entanto, pode haver uma excepcionalmente grande mudança de temperatura, imediatamente após enchimento, ou sobre enchimento do tubo com o líquido. Devido à baixa densidade relativa dos tubos plásticos a sua disponibilidade para flutuar quando vazio no solo alagado é muito mais óbvio. Portanto tais tubos requerem carregamento terra mais substancial imediatamente após a colocação do que isso requer pelo material mais pesado.

preparação de trincheira

Uma vez que os tubos até ao tamanho nominal até 6 “pode ​​ser articulado sobre a superfície e subsequentemente ‘serpenteado’ para a vala. não é necessário para cavar buracos juntas e trincheiras largas em que os homens podem trabalhar. Vantagem pode também ser tomada em consideração a leveza, flexibilidade e suavidade de tubos plásticos, adotando a toupeira econômica arar técnica.

A trincheira não deve ser aberto com demasiada antecedência de assentamento de tubos e devem ser preenchidos o mais rapidamente possível. A largura da vala na coroa do tubo deve ser tão estreita quanto possível, mas não menos do que o diâmetro exterior do tubo de 3,000 milímetros, mais adequada para permitir a compactação do enchimento lado. Acima da coroa do tubo a trincheira pode ser de qualquer largura conveniente.

No uniforme, arte, belas artes solos -grained relativamente macios libertar grandes pedras ou pedras ou outro objeto duro, e onde o fundo pode ser facilmente levado a um mesmo terminar fornecendo um suporte uniforme para as tubulações sobre o seu comprimento pode ser permissível, mais especialmente, com a classe C ou tubos de calibre mais pesado, para colocá-las diretamente sobre o fundo aparado da trincheira. Em outros casos, a trincheira deve ser escavada até uma profundidade abaixo da parte inferior do tubo suficiente para permitir a espessura da cama de material necessário.

roupa de cama e do lado de enchimento

O cuidado necessário com a roupa de cama e o lado de enchimento depende em certa medida, a espessura de parede do tubo utilizado. O que se segue refere-se particularmente ao tubo mais fino do que a classe C, e tubos de tamanho nominal 3 e acima. Argila não é apropriada como um material de enchimento ou do lado da cama. Alguns outros solos como escavados da trincheira, como areia de drenagem livre-grossa, cascalho, barro e solos de natureza friável e de uma fração de compactação adequada para fornecer suporte para o tubo pode ser adequado. Os solos tais como giz duro, que rompimento quando molhado não deve ser usado.

Se o material escavado da trincheira é inadequada, então material granular deve ser importado. O mais adequado é cascalho ou pedras quebradas de 10 a 5 mm de tamanho, uma vez que requer pouca compactação, mas areia grossa, ou areia e cascalho de 20mm e menos em tamanho como se trata da pedreira é admissível desde que cumpra com a exigência de teste. Um excesso de partículas finas torna o material mais difícil de compacta quando húmido.

A espessura da cama no cano do tubo deve ter um mínimo de 100 mm. Em cada piso molhado ou moles ou em que o fundo da vala é muito irregular, pode ser necessário aumentar esta espessura. A roupa de cama deve ser devidamente compactado para fornecida uma cama uniforme para o tubo. Tijolos ou outro material duro não deve ser colocado sob o tubo para suporte temporário.

Depois os tubos foram fixadas e mais material testado deve ser colocada em torno do tubo e compactado em camadas de 75 mm até um nível de pelo menos 100 milímetros acima do topo do tubo. Quaisquer estacas-prancha de trincheira deve ser parcialmente retirado para permitir o enchimento lado a ser firmemente compactada entre os lados do tubo e os lados do solo da vala.

backfilling

O material da trincheira pode ser usado para o restante do aterro, excepto que a análise da sua adequação especial pode ser necessária em que o risco de afundamento da superfície é uma consideração. Sob a estrada, deve ser compactado em camadas de 300mm, ou de acordo com os requisitos especiais de autoridades locais ou outras. compactadores mecânicos pesados ​​não deve ser utilizado até que o enchimento atingiu uma profundidade de pelo menos 300 milímetros acima do topo do tubo.

Com menos de 450 MM de cobertura mais onde que sob estradas, lajes de concreto na almofada de material de enchimento acima do tubo deve ser usado como uma proteção contra picaretas etc. Em profundidades rasas sob estradas consideração especial deve ser dada a todos os elementos de engenharia envolvidas, tais como a classe de estrada, a sua construção, a classe de tubo a ser assente, e a proximidade de outros serviços.

Tubos acima do nível do terreno natural, que são, subsequentemente, para ser cobertos com enchimento de preferência não deve ser até a disposição e a compactação do enchimento procedeu-se a uma altura de cerca de 1 metro acima do nível da parte superior do tubo.

assentamento de tubos sem trincheiras

aração Mole é um método de assentamento de tubos que elimina a necessidade de abertura de valas convencional. As condições do solo impõem uma influência considerável sobre a viabilidade de empregar a toupeira arar técnica e é, portanto, essencial para a realização de um levantamento preliminar do solo antes de decidir usá-lo. Condições que devem ser evitados são rochas, pedras, raízes de árvores, cabos enterrados existentes e linhas de tubulação, etc. Embora pouca dificuldade seria encontrado com o solo suavemente ondulada, uma superfície irregular violentamente não seria adequado. Investigação das condições sub-solo pode ser realizada por perfuração do solo, a intervalos, para a profundidade à qual o tubo irá ser colocado.

O arado toupeira é uma peça de equipamento que corta relva e sub-solo, ao mesmo tempo que forma um canal subterrâneo no qual o tubo pode ser puxado.

No solo adequado, tubo de plástico pode ser puxada para a posição de metro atrás do arado toupeira. Tubo de até pelo menos nominal tamanho 18 foram colocadas desta forma. trincheiras de fenda tem de ser escavado para o início e fim de cada comprimento puxado, o comprimento dos fossos de fenda, dependendo da flexibilidade do tubo. A toupeira deve ser seguido por um expansor, o diâmetro das quais é, pelo menos, para o comprimento 75 milímetros maior do que o diâmetro do tubo que se encontra ligado a ele. Este método de assentamento de tubos, melhor realizada em argila relativamente firme, onde o canal de toupeira pode ser esperado a levantar-se, pelo menos, para o período de tempo necessário para puxar o tubo em.

Se houver argila insuficiente para o canal mole a ser auto-suportado, ele entrará em colapso por trás da toupeira e o atrito gerado nas laterais do tubo irá ser tal que o tubo pode ser esticado e não por enfraquecida, por vezes até ao ponto de destruição. Em tais casos, pode ser utilizada uma máquina de -laying cabo. Com esta máquina o tubo não é colocado para fora atrás da toupeira e puxado por ele, mas, em vez disso, ele é colocado para fora na frente da máquina, o tubo que passa sobre a máquina e para baixo através de uma fenda mais ampla por trás da lâmina de toupeira e para o canal. Por este método o tubo não é arrastado através do solo, mas é meramente colocado para a posição pela camada de cabo.

Para tubos de menor diâmetro do arado toupeira pode ser acoplado directa a um tractor, mas arados toupeira para tubos de maior diâmetro, ou máquinas de cabo, que são mais movidos por guincho.

(This article comes from Haji Hassan Group editor released)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *